Bem-vind@s à Gaia

Deusa da Terra, a Mãe Terra, como elemento primordial e latente de uma potencialidade geradora quase absurda. Segundo Hesíodo, ela é a segunda divindade primordial, nascendo após Caos.

Tal como Caos, Gaia parece possuir uma natureza forte, isso porque Gaia personifica a base onde se sustentam todas as coisas.

domingo, 31 de outubro de 2010

Diário de Bordo De carona com a COM-VIDA pelo Rio Grande

Com a chegada da III Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente na escola, surgem as ações de formação e mobilização pré-conferência por todo o país. No Rio Grande do Sul não foi diferente, e o Coletivo Jovem de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Estadual de Educação construiu inúmeras estratégias e articulações para divulgar este importante processo de Educação Ambiental.
Dentre estas ações, iremos relatar a seguir, nossas vivencias pelos municípios de nosso estado onde se encontram as 23 Escolas Estaduais de Tempo integral, ou seja, Escolas que apresentam em seu projeto político pedagógico o atendimento em tempo integral de seus alunos.
Nesta proposta, nós do Coletivo Jovem deveríamos organizar 8 horas para cada escola, de oficinas prático-teóricas para um grupo de 60 pessoas, com a finalidade de divulgar e fomentar a III CNIJMA, além de esclarecer questões pertinentes ao seu tema, Mudanças Ambientais Globais e sub-temas, Terra, Água, Fogo e Ar. Porém fomos além, incrementamos nossas estratégias com a missão de criar COM-VIDA´s nestas escolas, visando a construção de sua Agenda 21.
Sendo assim, nós do Quarteto-CJ, criamos estratégias para cada sub-tema, e incluímos a oficina de Futuro para a construção da Agenda 21 escolar. Planejamos  nossa aventura, agrupando os municípios em seis viagens, que chamamos de vivências e  em duplas, desta vez respeitando a lógica dos clubes do Bolinha e da Luluzinha, colocamos o pé na estrada.
Iniciamos as atividades de pré-conferência nas Escolas de Tempo Integral no dia 27 de agosto de 2008 na cidade de Uruguaiana. Na E.E.E. M João Batista Luzardo fomos recebidos de forma muito cordial e atenciosa. Sempre prestativa, a 10ª CRE ( Coordenadoria Regional de Educação) nos prestou grande auxílio.
Pé na estrada e pernoite no ônibus, dia 29 de agosto, facilitação na E. E. E. F. Manoel Ignácio Tavares Nunes na cidade de Quarai, cidade pequena, povo acolhedor, oficina de futuro deu pano pra manga, COM-VIDA Quarai em ação. Próxima parada, Santiago, estamos quase nas missões jesuíticas, na E. E. João Eduardo Witt Schimitz da 35ª CRE . Aqui a gurizada já sabia o que era a COM-VIDA e sonhamos alto, agora é mão na massa.
            Já é 02 de Setembro, e nossa tarefa é na E. E.E.F. Dr. Mário Vieira Marques de São Luiz Gonzaga, fomos recebidos com festa, mas o papo era sério. Conscientes, todos compreenderam seu papel, e ainda nos mostraram suas iniciativas, e a vontade de ficar foi grande, mas tínhamos pressa e em 03 de setembro já estávamos em Santo Ângelo, onde a facilitação para a III CNIJMA e a construção de COM-VIDA foi na E. E. E. M. Unirio Carrera Machado, que convidou escolas próximas para dividir o momento.
Dia 4 de setembro foi à vez do Colégio Estadual de Catuípe na cidade de Catuípe receber a formação para a Conferência Nacional. A 36ª CRE com sede em Ijuí esteve sempre presente, Na Escola Luiz Fogliatto de Ijuí foi no dia 5 de setembro, e  aproveitamos para conhecer os processos da Agenda 21 local, que já estavam a milhão, COM-VIDA chegou para somar esforços.
            Final de semana em casa, muito pra contar, mas já é 09 de setembro, e nossa segunda vivência é na E. E. E. F. Presidente João Goulart que nos esperava em Palmeira das Missões. Terra boa, gurizada atuante, por aqui até CJ- Local vai rolar, e a Agenda 21 não foi novidade, assim como na escola Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª. Glória Veronese na cidade de Três de Maio, e na E. E. E. F. João Gradaschi em Soledade, onde estivemos nos dias 10 e 12 de setembro, e a participamos de momentos onde a cultura gaúcha aflorava, assim como a consciência ambiental.
            Enquanto isso a dupla a feminina desenvolvia a terceira vivência, que incluía as escolas Mané Garrincha, Monte Líbano, Oscar Schimitt e São Caetano, ambas da capital do estado, Porto Alegre. Os trabalhos se desenvolveram entre os dias 11 e 19 de setembro, com o acompanhamento da 1ª CRE, que esteve presente em todos os momentos. As escolas da capital demonstraram grande sincronia com a proposta, tendo muitas delas já iniciado tanto os processos da conferência, quanto os de Agenda 21 escolar. Cabe destacarmos o trabalho da escola Oscar Schimitt, localizada na Ilha das Flores, no lago Guaíba, onde inclusive a comunidade participou da oficina de futuro, e demonstrou nas ações propostas sua preocupação com a falta de saneamento ba´sico e questões pertinentes a doenças pela falta de tramento da água.
            Quarta vivência, 15 de setembro, Escola Cândida Haubmann, zona rural da cidade de Arroio Grande, percepções diferenciadas do ambiente. Em 17 de setembro a E. E. E. M. Profº Leopoldo Mairon de Bagé nos surpreendeu com o diagnóstico ambiental que realizaram de suas escolas, e em São Sepé dia 19, tivemos uma ótima recepção da E. E. E. F. Francisco Brochado da Rocha, onde as oficinas foram executadas com grande participação dos professores e alunos da escola.
            E nossa aventura, em sua quinta vivência, as gurias sobem a serra e encontram a E.E.E.M. Neusa Mari Pacheco da cidade de Canela. O frio não assustou a gurizada, que levou, além do chimarrão, até cobertor para o auditório. Escolas da proximidade estiveram presentes, e rolou a construção de uma Agenda 21 coletiva, quase uma agenda local. Ação é o nome desta COM-VIDA que contagiou a todos, com ações práticas, incluindo a criação de um horto para a escola.
            Enquanto as gurias visitam a Serra, a dupla masculina segue para o sul do estado para nossa sexta e última vivência. Santa Maria, E. E. E. F. Antônio Xavier da Rocha no dia 22 de setembro, a escola aproveitou o momento para realizar sua conferência. Já a E. E. E. M. Virgilino Jayme Zinn recebeu os integrantes do CJ-RS em 24 de setembro, e aqui a gurizada do Ensino Médio estava em peso, fomentaram a COM-VIDA e comprometeram-se em auxiliar os colegas na aplicação do plano de ação da Agenda 21.
Dia 26 de setembro foi a vez da E.E.E.F. Nossa Senhora da Assunção em Taquari, onde a oficina de futuro fez sucesso, em relatos, ela foi utilizada até pela direção da escola na construção de sua proposta pedagógica.
            E assim, durante dois meses, nós do CJ-RS visitamos cerca de 20 escolas em 17 municípios, para a realização das oficinas teóricas e práticas e criação de COM-VIDA´s. Buscamos alternativas de reflexão e sensibilização comportamental de todos os alunos, professores e comunidade local da rede estadual de escolas de tempo integral do Rio Grande do Sul, visando à construção de Agendas 21 escolares nos espaços por onde estivemos.
            Nosso primeiro circuito de vivencias pelo nosso Rio Grande termina com inúmeras contribuições, não somente das estratégias para com as escolas, mas dos processos de trocas que construímos com cada jovem que dividiu conosco estes momentos, e que ainda hoje, encontra-se em sua escola, trabalhando por uma melhor qualidade de vida.

Sabrina Amaral, Marcio Marmitt, Ramon do Amaral e Carolina Willers

Nenhum comentário: