Bem-vind@s à Gaia

Deusa da Terra, a Mãe Terra, como elemento primordial e latente de uma potencialidade geradora quase absurda. Segundo Hesíodo, ela é a segunda divindade primordial, nascendo após Caos.

Tal como Caos, Gaia parece possuir uma natureza forte, isso porque Gaia personifica a base onde se sustentam todas as coisas.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Pelos Caminhos do Com-viver – Articulações e desdobramentos de COM-VIDAS


A I Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, realizada pelos Ministérios de Meio Ambiente e da Educação, em 2003, foi a primeira vez que jovens de todos os cantos do Brasil tiveram a oportunidade de expressar suas opiniões e, através de uma construção coletiva, dizer como devemos “Cuidar do Brasil”.
O produto desta união de idéias foi a Carta das Responsabilidades, onde os jovens apontaram, entre outras, a necessidade da criação de "Conselhos Jovens e Agendas 21" nas escolas, como espaço de reflexão e de participação em defesa do meio ambiente. A resposta a essa necessidade é a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida: COM-VIDA.
A COM-VIDA é uma nova forma de organização na escola e baseia-se na participação de estudantes, professores, funcionários, diretores e comunidade na construção de um dia-a-dia participativo, democrático, animado e saudável na escola. Ela também promove um maior intercâmbio entre a escola e a comunidade é uma oportunidade que os jovens têm de opinar, reunir e priorizar sugestões de como cuidar da escola. Dentre seus objetivos destaca-se o de construir a Agenda 21 na Escola.
Engajados nessa proposta, nós do Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul – CJ-RS desenvolvemos, no período de Agosto de 2007 a junho de 2008, o projeto Pelos caminhos do Com-Viver: Articulações e desdobramentos de COM-VIDA´s. Este foi uma parceria com o governo federal através de uma chamada do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação,  que contou com o apoio da Universidade de Campinas – SP.
Sua realização contou com a participação direta de aproximadamente 300 alunos e 20 professores de 20 escolas públicas estaduais e municipais integrantes do Programa “Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas”, oriundas da II Conferência Nacional Infanto–Juvenil pelo Meio Ambiente – III CNIJMA, ocorrido em abril de 2006.
Nossos principais objetivos foram os de fomentar COM-VIDA´s já existentes em dez escolas da rede pública, com suas características, propostas e formações, e o de construir em outras dez  escolas, novas COM-VIDA´s. Foram selecionadas para esta proposta escolas da região do Vale dos Sinos, e Metropolitana de Porto Alegre.
Através da lista de escolas que realizaram a II CNIJMA, presente no sitio do Ministério da Educação, pré-selecionamos algumas escolas com potencial e perfil pertinente aos nossos objetivos. Nosso primeiro contato foi através de uma conversa informal pelo telefone e logo, para as escolas que apresentaram interesse, realizamos uma visita formal para apresentação e entrega do resumo da proposta.
            Baseado nos objetivos apresentados criamos dois núcleos, Um novo Caminho, com a participação de escolas que ainda não possuíam Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida, e Caminhante, com escolas que já possuíam COM-VIDA.         Para cada núcleo propomos quatro momentos de formação, sendo três distintos, com datas e objetivos diferenciados para cada núcleo, e uma atividade de integração com a participação dos dois núcleos.
Nossa primeira atividade desenvolvida com as escolas foi um evento em 12 de Setembro de 2007 com o núcleo Um novo Caminho. Este evento chamou-se “Construindo nossa COM-VIDA”, onde três alunos e um professor de cada uma das dez escolas desse núcleo conheceram a proposta de COM-VIDA´s e Agenda 21 nas escolas. Com o objetivo de construírem uma COM-VIDA em suas escolas, participaram da oficina do Futuro, que acabou por expressar para nós, CJ, um pouco das expectativas do núcleo quanto ao projeto em si. Esta etapa teve 8 horas de duração e ocorreu na sede das Faculdades de Taquara.
O núcleo Caminhante, com as dez escolas que já possuíam COM-VIDA, teve seu primeiro encontro em 19 de Setembro de 2007, com a representação de três alunos membros da COM-VIDA e um professor, também de 8 horas na sede das Faculdades de Taquara. O evento “COM-VIDA na escola” teve o objetivo de apresentar a proposta do Coletivo Jovem e realizar um intercâmbio entre as escolas através da apresentação das ações já desenvolvidas de cada COM-VIDA, na perspectiva da agenda 21 local.
Estes primeiros eventos foram extrema importância para o desenvolvimento do projeto, pois, a partir deles se construiu dez novas COM-VIDA´s e se identificou as ações já desenvolvidas pelas COM-VIDA´s, indispensável para o desenvolvimento da próxima etapa do projeto,  que chamou-se de “Subsídios para a Ação”.
Esta etapa teve como objetivo a formação das COM-VIDA´s para a construção e aplicação de um projeto de Intervenção de sua realidade. Ocorreu no Sítio de Lazer São Luiz, interior de Novo Hamburgo, com duração de 2 dias, totalizando 16 horas de atividades. Os três alunos e um professor do núcleo Um novo Caminho, em 09 e 10 de Novembro, e do núcleo Caminhante, em 16 e 17 de Novembro de 2007, participaram de cinco oficinas práticas ministradas pelos membros do CJ-RS, além de momentos de reflexão e integração coletiva.
A oficina de Participação Política trouxe reflexões sobre importância da COM-VIDA na escola e suas múltiplas facetas frente à melhoria da qualidade de vida neste espaço. Educação Ambiental objetivou a imersão dos participantes no ambiente como um todo, além de proporcionar uma rica vivencia de percepção em trilha noturna.
A oficina de Educomunicação explorou as possibilidades dos meios de comunicação como spot, fanzine e vídeo, para a difusão e construção de idéias e propostas da COM-VIDA. Para os momentos onde falta o entusiasmo e o grupo se desarticula, a oficina de Fortalecimento Organizacional entra com propostas de integração e sensibilização Coletiva. Encerrando, a oficina de Empreendedorismo traz conceitos e possibilidades para a construção do Projeto de Intervenção da Comissão, produto final desta formação.
Deste encontro, cada escola saiu com uma proposta de multiplicação das oficinas e construção do seu projeto de intervenção da realidade escolar. Para tal, designamos um facilitador do Coletivo Jovem que, através de nove visitas ocorridas entre novembro de 2007 e Maio de 2008, participou da construção e aplicação do projeto proposto. Foram cinco meses e 20 projetos de construção coletiva e protagonismo juvenil que rechearam os encontros do CJ com muitas descobertas e novos conhecimentos.
Para multiplicar as inúmeras iniciativas desenvolvidas, organizamos o nosso evento de integração regional, onde cada COM-VIDA´s pode relatar seu projeto, com suas ações, questionamentos e conclusões. A este evento chamamos de Fórum Regional de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na escola: COM-VIDA´s em ação, e ocorreu em 06 de Junho de 2008, com duração de 8 horas na Sociedade Recreativa do município de Parobé.
Com a proximidade da III CNIJMA, procuramos fomenta-la nas escolas participantes do projeto utilizando o seu tema Mudanças Ambientais Globais para o nosso Fórum. A partir de seus sub-temas, Água, Terra, Fogo e Ar, criamos oficinas práticas, classificamos cada projeto apresentado, e confeccionamos camisetas de cor específica.
Foram 8 horas, que envolveram 400 jovens e 50 professores e membros da comunidade das 20 escolas participantes do projeto, e de 06 escolas convidadas, perfazendo assim, nossa quarta atividade, e encerrando as ações propostas neste projeto, que no seu desenvolver, criou foram os produtos, como o banner produzido por cada COM-VIDA a partir de seu projeto de intervenção, os materiais construídos de cada etapa do projeto, como CD´s de imagens e documentos, DVS´s de vídeos e apostila com resumo de cada projeto desenvolvido.
Com o desenvolvimento deste projeto verificamos, a partir de seus momentos de construção coletiva, integração, protagonismo juvenil e mobilização sócio-ambiental, que além de fomentar e criar COM-VIDA´s,  participamos da formação de cidadão autônomos e ativos quanto as causas ambientais que nos cercam. Para confirmar, basta observar a continuidade de suas trocas e interações, a partir da rede COM-VIDAS em Ação com seu grupo de discussão na internet, e a realização da III CNIJMA por todas as escolas do projeto, sendo 3 delas selecionadas para a etapa nacional.
                           Sabrina Amaral, Marcio Marmitt e Jéssica Mello

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