Bem-vind@s à Gaia

Deusa da Terra, a Mãe Terra, como elemento primordial e latente de uma potencialidade geradora quase absurda. Segundo Hesíodo, ela é a segunda divindade primordial, nascendo após Caos.

Tal como Caos, Gaia parece possuir uma natureza forte, isso porque Gaia personifica a base onde se sustentam todas as coisas.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Um espaço para pensar o Oikos e o Ethos

Em momentos críticos como os que vivemos, questões ambientais demonstram cada vez mais sua unicidade com todas as temáticas planetárias. Porém nossa sociedade parece não perceber este enlace, e vive como se fosse a última geração sobre a Terra.
            Precisamos de um novo encantamento frente ao nosso admirável universo e toda a complexidade das relações que sustentam todos e cada um dos seres.
            Este novo espaço de reflexão, visa à busca e a construção de novos caminhos sobre Meio Ambiente e Cidadania para a nossa região e nada mais adequado do que revisitarmos a sabedoria ancestral dos povos tornando-nos aprendizes e aprendentes.
            Neste contexto, trazemos duas idéias distintas e ao mesmo tempo interligadas, pois OIKOS trata da alma, da pessoa espiritual, da simplicidade e auteridade.
            ETHOS, em seu sentido originário grego significa a toca do animal ou a casa humana e seu conjunto de princípios que regem o comportamento humano consciente, livre e responsável.
            Sendo assim este será o nosso espaço de reconstrução de hábitos, reflexão de atos e de organização de ações. Aqui revisaremos valores, atitudes e comportamentos práticos, alimentando o  propósito singular  de salvaguardar  nosso planeta e garantir as condições de desenvolvimento e de co-evolução do ser humano em direção a formas cada vez mais coletivas, mais interiorizadas e espiritualizadas de efetivação da essência humana.


Nenhum comentário: